Parceiros
ACIBEV – Associação de Comerciantes Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos
Criada em janeiro de 1975, a ACIBEV tem como objetivo fazer o estudo e a defesa dos interesses relativos aos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e seus derivados.
AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela
Constituída em 1984 por um grupo de viticultores da região, a AVIPE foi criada com o intuito de defender os interesses dos associados em diversas áreas (promoção económico-social, investigação, experimentação, demonstração e divulgação de todas as ações técnicas), visando o melhoramento da viticultura e a formação profissional dos seus membros, quer em iniciativa própria, quer em colaboração com entidades oficiais ou privadas, nacionais ou estrangeiras.
Nos finais da década de 80, participou no processo de demarcação vitícola da região ‘Palmela e Arrábida’ e, em 1992, fez-se representar na Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal – CVRPS como representante da produção.
Nos finais dos anos 90, passou a dispor de um Departamento Técnico que presta apoio aos seus associados em temas fulcrais da cultura da vinha: fertilizações, podas e intervenções em verde, instalação e condução da vinha, proteção fitossanitária, escolha de castas e porta-enxertos e elaboração de candidaturas a projetos de financiamento nacionais e europeus.
Câmara Municipal da Moita
Câmara Municipal de Alcácer do Sal
Câmara Municipal de Alcochete
Câmara Municipal de Almada
Câmara Municipal de Grândola
Câmara Municipal de Palmela
Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Câmara Municipal de Seixal
Câmara Municipal de Sesimbra
Câmara Municipal de Setúbal
Câmara Municipal de Sines
Câmara Municipal do Barreiro
Câmara Municipal do Montijo
Casa da Baía – Centro de Promoção Turística
Inaugurada a 7 de maio de 2011, disponibiliza serviços de promoção, divulgação e comercialização de produtos de referência do Concelho de Setúbal, tais como queijo, vinho, doces e também zonas de restauração.
Confraria do Moscatel de Setúbal
Para comemorar o primeiro centenário da criação da região deste vinho generoso, em 2008, foi fundada a Confraria do Moscatel de Setúbal. Nesta ocasião, fez-se o lançamento de um copo específico para esta bebida e de uma edição limitada de um Moscatel de Setúbal comemorativo da efeméride.
À Confraria, enquanto associação cultural de direito privado, sem fins lucrativos, cabe “a defesa, valorização e promoção dos vinhos generosos produzidos na região, com direito à Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Setúbal, abrangendo as designações tradicionais, autorizadas, “Moscatel de Setúbal” e “Moscatel Roxo”.
Confraria Gastronómica de Palmela
Fundada em 2002, esta confraria tem como objetivo o levantamento, defesa e promoção da gastronomia portuguesa e, em particular, do Concelho de Palmela a nível nacional e internacional. Colabora atualmente com outras entidades, confrarias e ordem enófilas e participa em eventos gastronómicos.
Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa
A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) foi criada para valorizar e desenvolver as potencialidades turísticas da Área Regional de Turismo de Lisboa, que integra a Área Metropolitana de Lisboa e a Península de Setúbal. Participam desta Entidade, para além do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, os 18 municípios da NUTII Lisboa: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira. À estes, juntam-se 18 entes privados com interesse no desenvolvimento e valorização turística da região: ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, ALTIS, ANA Aeroportos de Portugal, APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, APC – Associação Portuguesa de Casinos, APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor, ATL – Associação Turismo de Lisboa, Visitors and Convention Bureau, CNIG – Conselho Nacional da Indústria do Golfe, Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, CGTP-IN – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional, TAP Air Portugal, TOP Atlântico DMC, TopMic Turismo Portugal, UACS – União de Associações de Comércio e Serviços e UGT – União Geral de Trabalhadores.
Instituto da Vinha e do Vinho
Entidade que coordena e controla a organização institucional do setor vitivinícola, auditando o sistema de certificação de qualidade, acompanhando a política da União Europeia e preparando as regras para a sua participação. É também responsável pela coordenação e supervisão da promoção dos produtos vitivinícolas e por assegurar o funcionamento da Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (CNOIV).
Para além disso, desenvolve atividade na participação e acompanhamento de processos relativos ao setor vitivinícola, desenvolve ações tendentes à melhoria da qualidade dos produtos vitivinícolas, ao reforço da competitividade e internacionalização e ao desenvolvimento sustentável do setor vitivinícola, coordena e gere o Sistema Nacional Integrado de Informação da Vinha e do Vinho, atua na cobrança de taxas, define e coordena a aplicação de medidas de gestão do património vitícola nacional e da sua valorização, entre outras atribuições igualmente de relevo.
Ordem dos Enófilos de Santiago
Fundada a 4 de setembro de 1993, a Ordem Enófila de Santiago consiste numa Fraternidade de Enófilos constituída em moldes semelhantes aos da velha e extinta Ordem Militar Santiago de Espada.
O seu objetivo primacial, e praticamente único, é, assim, a exaltação, defesa e prestígio dos vinhos produzidos na área da antiga península da Arrábida, atualmente designada Península de Setúbal.
Rota de Vinhos da Península de Setúbal
Associação privada sem fins lucrativos, pretende promover o enoturismo e valorizar os vinhos da Península de Setúbal. É uma organização vocacionada para a promoção e a oferta enoturística através da definição de atividades e percursos de visita no território, com o objetivo de organizar uma oferta turística diferenciadora.
ViniPortugal
É a Associação Interprofissional do Setor Vitivinícola e a entidade gestora da Marca Wines of Portugal. Tem como objetivo a promoção da imagem de Portugal enquanto produtos de vinhos por excelência através da valorização da marca Wines of Portugal. Está presente em 4 continentes e 11 mercados estratégicos e agrupa estruturas associativas e organizaões de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).