No contexto da crise epidémica da Covid-19, a ANDOVI julga conveniente apresentar medidas específicas que podem ser implementadas e que vão ao encontro das recomendações da DGS para que se garantam as condições necessárias à proteção de saúde de todos os colaboradores durante o trabalho da vindima que se aproxima.
As recomendações aqui contidas podem a qualquer instante ser modificadas de acordo com a evolução da situação de saúde e as recomendações da DGS em vigor no momento da vindima.
Este guia não constitui, nem uma norma, nem um elemento regulador, nem cria nenhuma nova obrigação. Os elementos descritos são fornecidos para fins informativos e pretendem constituir um apoio às empresas para a organização das vindimas, neste contexto particular.
Cabe a cada agente económico avaliar a sua capacidade de cumprir as medidas propostas ou de adaptá-las, se necessário, em conformidade com as recomendações governamentais, com um objetivo principal: proteger a saúde de todos os colaboradores tomando todas as medidas necessárias para esse fim.