A Mostra de Vinhos em Fernando Pó recebeu, no último fim de semana (5 a 7 de maio) cerca de 5.500 visitantes, que participaram nas diversas atividades do programa e aproveitaram para provar e adquirir os melhores vinhos e produtos regionais.

A Camolas & Matos venceu o Concurso de Vinhos Tintos, a Filipe Palhoça Vinhos alcançou o 1.º lugar no Concurso de Vinhos Brancos e o vinho tinto da Fernão Pó Adega conquistou o Prémio Escolha do Público, em prova cega. No total, estiveram a concurso 22 vinhos tintos e 17 brancos, que foram avaliados pela câmara de provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

Para além das provas de vinhos, a Mostra contou com a habitual presença dos expositores, que apresentaram os seus produtos para degustação e venda, espaço de gastronomia, animação musical, bailes, Provas Comentadas, Showcookings, um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos e atividades enoturísticas.

O evento foi uma organização da Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó, Câmara Municipal de Palmela, União das Freguesias de Poceirão e Marateca e Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó.

Para o Presidente da Comissão Organizadora, Bruno Pedroso, esta edição foi «um sucesso» e 2023 foi «o melhor ano de todos».

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, destaca a atitude da Comissão Organizadora, «que se vai rejuvenescendo e que não desiste, com muita autoestima, de manter vivo e dinâmico este evento».

Álvaro Balseiro Amaro lembrou o investimento do Município nesta iniciativa ao longo dos anos, tendo protocolado com a Associação, através de contrato de comodato, a construção de um pavilhão para a Mostra e apostado também na requalificação da Rua da Sociedade. Este ano, o Município aumentou o valor da comparticipação e o investimento em promoção, numa edição em que a Mostra «começou a ser divulgada como nunca», quer na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, quer através de publicidade, publicações turísticas, outdoors e das redes sociais. «O Município está sempre disponível para reforçar o apoio e ir mais longe e também induzir novas propostas que possam valorizar o programa da Mostra», declarou.

            Também a Presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, Cecília Sousa, fez questão de «congratular o esforço de todos os que têm feito este evento». «A Mostra é um evento já consolidado, que dá prova do que são os vinhos e os produtos da terra», considera.

Concurso da Mostra de Vinhos – Tintos

1.º – Camolas & Matos

2.º – Casa Ermelinda Freitas

3.º – Fernão Pó Adega

4.º – JB Freitas Vinhos, Lda.

5.º – António José da Costa Carreira

6.º – Marcolino Freitas e Filho

7.º – Agrosilvestre, Lda.

8.º – Sociedade Agrícola Ti Bento, Lda.

9.º – Naciolindo António dos Santos Baeta

10.º – Filipe Palhoça Vinhos

Concurso da Mostra de Vinhos – Brancos

1.º – Filipe Palhoça Vinhos

2.º – Casa Ermelinda Freitas

3.º – JB Freitas Vinhos, Lda.

4.º – Agrosilvestre, Lda.

5.º – Fernão Pó Adega

6.º – Fernando de Almeida Carreira

7.º – Vinhos Althiago

8.º – Naciolindo António dos Santos Baeta

9.º – Edmundo José Vieira Monteiro

10.º – Quinta do Monte Alegre

Prémio Escolha do Público

Vinho Tinto – Fernão Pó Adega

Fonte: Gazeta Rural